Portaria que restringe leite em pó do Uruguai sai até sexta-feira



O Ministério da Agricultura irá editar até a sexta-feira uma portaria proibindo a reidratação de leite em pó importado do Uruguai. O produto vinha sendo internalizado há meses, basicamente para abastecer o Nordeste, que a partir da publicação terá de utilizar somente matéria-prima nacional.

A medida foi anunciada nesta quarta-feira (19) à tarde pelo secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, durante reunião coordenada por Contag e Fetag-RS, em Brasília. O governo também estuda a compra de leite em pó através da Conab. Segundo o deputado Elton Weber, as medidas trazem alento aos agricultores que sofrem com quedas sucessivas do preço do leite no Estado. Ontem, Weber entregou um ofício do Sindilat ao ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, demonstrando os danos das importações de lácteos do Uruguai. “Com estas medidas a situação tende a melhorar, mas vamos continuar acompanhando a situação, e ver o que será necessário à frente”, ponderou o deputado.

Além do presidente da Contag, Alberto Broch, e do Secretário-Geral da Fetag-RS, Pedrinho Signori, participaram da audiência o deputado federal Heitor Schuch e o deputado estadual Edson Brum.

Texto: Patricia Cardoso / Foto: Rodrigo da Luz