Eleição muda composição da Bancada socialista


Dos nove deputados estaduais que concorreram a cargo majoritário na eleição deste ano, apenas o socialista Miki Breier foi eleito no primeiro turno para prefeitura de Cachoeirinha. Com a vitória, a Bancada do PSB na Assembleia Legislativa sofrerá alteração a partir de 1º de janeiro de 2017, uma vez que o ex-deputado Catarina Paladini (PSB) se torna titular. Atualmente, Paladini está à frente da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social do RS, que foi ocupada por Miki Breier até o final maio. 

Miki Breier se elegeu com 55,77% dos votos válidos, totalizando 34.369 votos. O segundo colocado foi Antônio Teixeira (Rede) com 12.792 votos.

Durante reunião-almoço da Bancada nesta terça-feira (04), os parlamentares comemoraram os resultados das eleições realizadas no último domingo (02). O PSB foi o partido de esquerda que mais elegeu prefeitos no primeiro turno da disputa. Os socialistas conquistaram 413 cidades, seguidos do PDT, com 334, PT, 256, PPS, 118, e PCdoB, 80 (sendo 43 apenas no Maranhão). Além disso, o PSB ainda superou o número de prefeituras administradas por socialistas desde 2012, e ampliou sua presença em cidades-pólo em diversos Estados. 

No Rio Grande do Sul, a sigla elegeu 24 prefeitos (as), com destaque para a reeleição de Luciano Azevedo em Passo Fundo, com 76,22% dos votos válidos, recorde em todo o país. O número de vereadores (as) eleitos pelo PSB no estado também aumentou de 207, em 2012, para 262.

Texto: Fabiana Calçada / Foto: Elaine Martins