Solenidade de prorrogação de prazo para sacar Pis/Pasep


Junto com o governador José Ivo Sartori e demais autoridades, a líder de partido na Assembleia Legislativa, deputada Liziane Bayer (PSB) participou da assinatura de prorrogação do saque do abono salarial PIS/Pasep para os trabalhadores do Rio Grande do Sul, em solenidade realizada no Palácio Piratini, na última quinta-feira (21). Com a assinatura, foi prorrogado o prazo para o pagamento, que havia sido encerrado em 30 de junho. Agora, será possível fazer o saque entre os dias 28 de julho e 31 de agosto deste ano.



O benefício, equivalente a um salário mínimo (R$ 880,00), é pago a empregados que tenham trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2014 e tenham recebido até dois salários-mínimos por mês nesse período. O trabalhador também precisa estar cadastrado no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos e ter tido os dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Até agora, foram sacados R$ 18,3 bilhões. Os recursos não sacados retornam ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Presentes na solenidade o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira; o secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Catarina Paladini; o procurador-Geral do Estado, Euzébio Ruschel; o presidente da Câmara dos Vereadores de Porto Alegre, Cassio Trogildo; o presidente da  Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Gilberto Baldasso; o presidente da Federação e do Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor Müller;  o vice-presidente da Fecomercio/RS, Francisco José; e o deputado Luís Augusto Lara (PTB).

*Com informações Agência Notícias Governo do Estado do Rio Grande do Sul/ Texto: Katia Fantin/ Foto: Elaine Martins