Miki Breier busca para Cachoeirinha 
projeto piloto de identificação facial em escola




O deputado estadual Miki Breier (PSB) está buscando viabilizar que Cachoeirinha integre o projeto piloto da Secretaria Estadual de Educação que prevê a identificação facial dos alunos da rede pública. No Rio Grande do Sul, duas instituições deverão servir de modelo para a implantação do sistema. Entre as vantagens, está o controle da frequência escolar, o aumento da segurança com a rápida identificação de pessoas não cadastradas no sistema e a economia, como na produção dos lanches e merendas, que passam a ser feitos a partir do número exato de alunos em classe.


“Esta é uma iniciativa pioneira e que poderá ser adotada em Cachoeirinha. Na questão da evasão escolar, por exemplo, o monitoramento facial irá mostrar com exatidão qual é a frequência do aluno, os dias e horários em que ele participou das aulas. A ideia é contribuir com o trabalho dos educadores em sala de aula. Com a nova tecnologia, os pais serão avisados por mensagem de celular se o aluno faltar”, destaca Miki Breier.

Além de monitorar a frequência, o programa também oferece dados sobre a vida escolar do aluno, com o telefone do responsável, o endereço e todos os dados da crianças. A identificação também contribui para que o professor tenha um tempo a mais em sala de aula ao excluir o processo de chamada nominal.

A solicitação para que Cachoeirinha participe do programa foi feita durante reunião com o secretário Estadual de Educação, Secretário Luís Alcoba, e diretor de Logística e Suprimento, Paulo Rezende.

Texto: Gisele Ortolan - MTB 9777