Inovação Tecnológica em armazenagem 
pode beneficiar Agricultura Familiar



Uma solução voltada à pequena propriedade, com alto potencial sustentável e de baixo custo, o Projeto Silo Verde nasceu no Tecnosinos, um dos maiores parques tecnológicos do Brasil, e promete revolucionar o sistema de armazenagem para a agricultura familiar. O protótipo da inovação foi apresentado aos deputados socialistas Heitor Schuch (federal) e Elton Weber (estadual), na última semana, no polo localizado na Unisinos, em São Leopoldo. Também participou da visita o secretário do Desenvolvimento Rural, Tarcísio Minetto (PSB/RS), e Luis Alberto Bairros, da Assessoria Parlamentar da Casa Civil do Governo do Estado. “Um produto muito interessante, que realmente pode trazer inúmero benefícios tanto para os agricultores quanto para o meio ambiente”, avaliou Schuch.



O Silo Verde é feito a partir de garrafas pets, com capacidade para até seis toneladas e um custo até 30% mais barato que as estruturas metálicas normalmente utilizadas. E a ideia é que essa diferença possa ser ampliada, a medida que o produto ganhar escala comercial. Segundo o tecnólogo, criador do projeto e diretor da Silos Verde, Manolo Machado, hoje o preço do maior silo ao consumidor ficaria entre R$ 3,8 mil a R$ 4 mil.

Entre os benefícios apontados, além do custo e do reaproveitamento da matéria-prima, evitado que o plástico seja descartado na natureza – uma estrutura de seis toneladas consome 5 mil garrafas pets de dois litros – está a alta eficiência do produto: paredes lisas permitem melhor escoamento e impedem acúmulo e perda do material estocado; sistema totalmente impermeável, resistente, durável e de fácil transporte e montagem, por ser leve e funcional.

Em fase de finalização de testes, o produto será lançado na Expointer. De acordo com o diretor da Unitec (Unidade de Inovação e Tecnologia da Unisinos) e diretor executivo da TecnoSinos, Luís Maldaner, o silo já foi cadastrado e aguarda liberação do governo federal para que possa ser financiado através do  Programa Mais Alimentos, com condições e taxas acessíveis para a agricultura familiar. “Toda inovação que venha para melhorar as condições de trabalho e vida do agricultor familiar, a um custo acessível,  é muito bem vinda, precisa aprofundar o conhecimento e difundir”, afirmou Schuch.

Texto:  Lisiana Santos