Agricultura familiar poderá acessar
 programa de energias renováveis


O governo do Estado lançou, nesta quarta-feira (3) o programa 'RS Energias Renováveis', que permitirá o acesso de pessoas jurídicas a linhas de crédito para negócios voltados à geração de energia a partir das fontes como eólica, solar, hidráulica e de biomassa.O governador José Ivo Sartori salientou a importância de criar um ambiente propicio para o desenvolvimento. 


BRDE e o Badesul irão financiar os empreendimentos e garantem que há recursos de sobra. O crédito já está à disposição e poderá ser acessado também pela agricultura familiar. Ao representar a Assembleia Legislativa, o deputado estadual Elton Weber disse os produtores rurais podem financiar, por exemplo, projetos de biogás em propriedades familiares. 

O programa, criado pela Secretaria de Minas e Energia, será supervisionado por um comitê que, entre outras atribuições, será o responsável pela criação de mecanismos para a tramitação de projetos, compreendendo atividades relacionadas ao licenciamento ambiental, outorga de recursos hídricos e conexão à rede elétrica.
Texto: Patrícia Cardoso