Weber irá trabalhar pela aprovação do PL das Florestas na Assembleia



Após oito anos de negociação e ajustes, foi entregue nesta quinta-feira (7) à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei que institui um novo marco legal para as florestas plantadas no Rio Grande do Sul.


Um dos articuladores para que o conjunto de normas saísse do papel, o deputado Elton Weber (PSB) irá trabalhar para que a votação ocorra o mais rápido possível. Em 31 de dezembro, vence a portaria que vem permitindo a manutenção da atividade. “Pretendemos mobilizar os deputados para que a votação ocorra logo, tendo em vista que o Estado já perdeu muitos investimentos e o prazo está se esgotando\\\", disse Weber.

Uma das principais modificações do projeto é que ao serem cadastradas as atividades de pequeno porte estarão automaticamente licenciadas. \\\"Este é um significativo avanço, irá proporcionar segurança jurídica, especialmente aos agricultores familiares” acrescentou o socialista. O secretário estadual da Agricultura, Ernani Polo, espera que a partir da regulamentação a atividade retome espaço. Já a secretária estadual do Meio Ambiente, Ana Pellini, agradeceu o empenho das entidades na formulação do texto, que abrange uma série de medidas, como a criação do inventário florestal contínuo e o plano estadual de desenvolvimento de florestas.

Também participaram do ato de entrega do projeto o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adilson Troca, o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, representantes da Farsul, da Fiergs, do Sindimadeira e da Ageflor, além de outros parlamentares.

Texto: Patricia Meira