Padilha garante volta do MDA ainda em 2016 



Em audiência nesta segunda-feira (4), em Brasília, o ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse que o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), extinto em maio, será reativado ainda neste ano. A retomada depende do governo interino do presidente Michel Temer ser confirmado ao fim do processo do impeachment da presidente Dilma Rousseff. O deputado Elton Weber (PSB) saiu bastante satisfeito. Para Weber, o governo entendeu a importância do ministério para o desenvolvimento da agricultura familiar. Desde o anúncio do fim do MDA, parlamentares e entidades como a Fetag-RS e a Contag têm pressionado para que a decisão seja revertida.


O encontro tinha como objetivo justamente cobrar como seria a estrutura de funcionamento da Secretaria Especial da Agricultura Familiar, criada há um mês em substituição ao MDA, mas que, na prática, ainda não saiu do papel, prejudicando programas e políticas públicas voltadas ao segmento. “O ministro Padilha vê com muita simpatia a retomada do MDA ainda em 2016. As notícias são animadoras, mas vamos continuar acompanhando de perto.”

A audiência contou com a participação do presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, deputado federal Heitor Schuch (PSB), do presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, e do deputado estadual Gabriel Souza (PMDB).  

Texto: Patricia Meira Cardoso - MTE 6413 | PSB - 16:43-04/07/2016 - Foto: Divulgação