Frencoop recebe projetos para desenvolvimento do cooperativismo




Treze dos 55 deputados que aderiram à Frencoop/RS participaram do café da manhã desta quarta-feira (6) para debater ações de desenvolvimento do cooperativismo. No encontro, promovido pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), foram elencadas três iniciativas que demandarão apoio da Frente. Dois projetos foram encaminhados recentemente pela Frencoop ao governo federal, a criação do Programa de Habitação de Interesse Social, que envolve o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), e a criação do Departamento de Cooperativismo (Decoop) junto ao Ministério do Trabalho.


Em âmbito estadual, o presidente da Ocergs, Vergilio Perius, abriu a discussão de um projeto de incentivo fiscal à execução de serviços privados de assistência técnica e extensão rural que já possui o aval das secretarias da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo. Pela proposta, as cooperativas que prestam o serviço no Estado terão crédito presumido de 50% do valor dispendido, cifra deduzida do ICMS gerado no ano subsequente ao da aplicação da verba. Dados da Ocergs indicam que as cooperativas investem R$ 88 milhões por ano em assistência técnica. “Atendemos a 60% dos agricultores gaúchos, queremos estabelecer essa parceria público-privada para ampliar os serviços de ATER, aumentar a produção e possibilitar maior produtividade e renda ao agricultor.”

Presidente da Frencoop-RS, o deputado Elton Weber (PSB) prometeu apoio para o avanço dos projetos. Ele disse que as demandas federais serão trabalhadas em conjunto com a Frente de Apoio ao Cooperativismo Nacional. “Mais de 25% da população gaúcha está ligada ao cooperativismo. Não conheço outro estado com tamanha participação da sociedade. Por isso, todo projeto envolvendo o segmento significa crescimento social e econômico fundamental.”

Deputados
Participaram do encontro os deputados Jeferson Fernandes (PT), João Fischer (PP), Juliano Roso (PCdoB), Liziane Bayer (PSB), Luiz Fernando Mainardi (PT), Marcel Van Hattem (PP), Michel Bianchini (PPL), Mike Breier (PSB), Pedro Pereira (PSDB), Sérgio Turra (PP), Vinicius Ribeiro (PDT), Valdeci Oliveira (PT) e Zé Nunes (PT).

Texto: Patricia Meira