Deputada Liziane destaca ações de proteção à
mulher no pacote de segurança do governo 


Na manhã desta quinta (30), a deputada Liziane Bayer (PSB) participou do lançamento da segunda fase do Plano Estadual de Segurança Pública apresentado no Palácio Piratini para autoridades civis e militares, órgãos representativos e imprensa.As medidas foram anunciadas pelo Secretário de Segurança Wantuir Jacini e corroboradas pelo governador José Ivo Sartori e o vice, José Paulo Cairoli, em solenidade realizada no Salão Negrinho do Pastoreio.


O plano, que representa R$ 166,9 milhões em novos investimentos até o início de 2018 na segurança pública, destina recursos para o pagamento de diárias e horas extras, chamamento de concursados, investimentos em materiais de trabalho, concurso do IGP e da Susepe e para a reestruturação do sistema penitenciário.

Antes do anúncio oficial das ações, a deputada Liziane e demais parlamentares da base aliada ao governo na Assembleia Legislativa, estiveram reunidos com o governador José Ivo Sartori, para receber o detalhamento das medidas. 

Proteção à mulher e atendimento infanto-juvenil
A ocasião também serviu para apresentação de um balanço de ações já realizadas. No que tange à proteção da mulher, houve ampliação das patrulhas Maria da Penha para 37, instaladas em 28 municípios. Outra medida refere-se a instalação de scanners corporal, que trata sobre o fim das revistas íntimas nos presídios. “Embora o serviço seja direcionado para ambos os sexos, é um benefício que evita constrangimento às mulheres, sem ferir sua dignidade”, ressaltou Liziane.  

Dentre as ações em construção, está a renovação do convênio para o CRAI (Centro de Referência no Atendimento Infanto-Juvenil) que, garante a manutenção do atendimento integrado a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Também abrange assinatura do protocolo de intenções que estabelece ações conjuntas para a reforma do centro e do espaço que atenderá mulheres vítimas de violência sexual no hospital. Texto: Raquel Quevedo / Foto: Divulgação