PSB aposta na qualificação como diferencial nas eleições municipais




Quinto encontro regional da sigla reuniu 300 lideranças em Santa Maria tendo como anfitrião o pré-candidato à prefeitura Fabiano Pereira


“Vamos disputar a eleição para ganhar e fazer diferente, para falar a verdade. Estamos trabalhando para qualificar nossas pré-candidaturas e eleger os melhores nomes em todo o Estado”. Com essa avaliação, o presidente do PSB/RS e vice-presidente nacional da sigla, Beto Albuquerque, ao lado do pré-candidato a prefeitura de Santa Maria, Fabiano Pereira, iniciou o quinto encontro regional da sigla preparatório para as eleições municipais deste ano. Reunindo 300 socialistas, sendo 100 pré-candidatos (as) de 18 municípios da região central, o plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria lotou para acompanhar os painéis com orientações sobre legislação eleitoral, gestão pública, comunicação, e propostas de políticas públicas sugeridas pelos segmentos organizados do PSB - Mulheres, Juventude, Negritude, Sindical, Movimento Popular e LGBT. A atividade partidária foi encerrada com almoço seguido de ato político no Clube Comercial, e que reuniu partidos aliados do PSB na disputa majoritária do município: PMDB, PSD, PTB, PMN, Rede e PV.

Beto analisou a conjuntura política nacional, sinalizando que o papel do PSB é diferenciar-se pela natureza de suas ideias e atitudes. O socialista alertou  que as eleições deste ano serão uma incógnita política e estrutural em virtude das novas regras do pleito. “Nosso papel é ganhar as eleições para ser e fazer diferente, atendendo aos interesses dos cidadãos. Em 2014 o PT venceu mentindo, enganando, fazendo estelionato eleitoral, enterrando de vez a esperança e a dignidade do povo brasileiro”, lembrou. “Dizer sim ao impeachment é não compactuar com a impunidade. O Brasil retrocedeu pela teimosia e pela estratégia política e econômica desastrosa do governo federal”, completou. Beto citou algumas propostas lideradas pelo PSB para que o país possa resgatar o crescimento econômico e social, entre elas, a reforma política. “O método atual é um desastre. Precisamos do fim das coligações proporcionais e da reeleição, estabelecendo mandatos de cinco anos e a cláusula de barreira”, sugeriu.

Ao mencionar as candidaturas majoritárias do PSB em todo o Brasil, Beto lembrou as exitosas experiências que servem de referência para os socialistas, como o legado deixado por Eduardo Campos. “Temos gestões que são exemplos pela qualidade da metodologia e dos resultados, pela seriedade e transparência. Estas devem servir de inspiração a todos os nossos pré-candidatos a prefeitos e prefeitas”, completou. Ao destacar o protagonismo do PSB na região central, Beto lembrou das administrações socialistas de Júlio de Castilhos e São Gabriel, municípios que alcançaram importante desenvolvimento durante os governos dos prefeitos João Véstena e Balbo Teixeira, respectivamente.

O pré-candidato à prefeitura de Santa Maria, Fabiano Pereira salientou o diferencial do PSB ao promover a qualificação demonstrando preocupação com a formação política de seus quadros. “O conhecimento é fundamental para nortear nossas campanhas através de uma postura séria, comprometida, adequada e verdadeira de encarar a política. A região central está preparada para contribuir com o PSB. Somos o partido que mais cresce e, quando governamos, fazemos a diferença pela qualidade de nossas gestões”, disse.

Prestigiando o Encontro em Santa Maria, o Secretário estadual do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), Miki Breier, pré-candidato do PSB à prefeitura de Cachoeirinha, defendeu um novo pacto federativo capaz de garantir mais recursos aos Estados e municípios. “É no município que a vida acontece. Em todo o Estado nosso desafio é seguir crescendo com qualidade, trabalho, decência e coerência”, afirmou, defendendo também que os planos de governo socialistas priorizem bandeiras históricas da sigla, como a defesa dos Direitos Humanos.

O deputado estadual Catarina Paladini valorizou os encontros como oportunidade de qualificar os pré-candidatos visando responder aos anseios da nova política. “O papel do PSB é arejar a política com ideias e atitudes para darmos um novo rumo à região central, ao Estado e ao país”, disse durante o encontro ocorrido em Santa Maria.

“O PSB precisa liderar um choque de moralidade e transparência na política nacional”. A proposição é do deputado federal José Stédile. Ele analisou o cenário nacional e parabenizou a postura da sigla pela votação favorável ao impeachment. “O sistema político e partidário precisa urgentemente de uma reforma que acabe com o ‘balcão de negócios’ e combata o presidencialismo de coalizão em troca de favores”, completou.

Secretária-geral do PSB/RS e dirigente nacional da sigla, Mari Trindade projetou o crescimento eleitoral da sigla nas eleições municipais, o  que segundo ela, será fundamental para embasar a candidatura do PSB à presidência da República. “Em 2014 iniciamos nossa caminhada de candidaturas próprias com o DNA do PSB. No segundo momento, Beto Albuquerque, como vice, honrou o legado de Eduardo Campos. Estamos trabalhando para que o PSB tenha candidatura própria e possamos eleger Beto presidente do Brasil”, projetou. “Temos que estar preparados para enfrentar os desafios estimulando as pré-candidaturas e fortalecendo nosso protagonismo também no Estado”, disse, destacando também que o período eleitoral é o momento de resgatar a importância da mulher na vida política brasileira. A dirigente lembrou que nas últimas eleições municipais o PSB foi a sigla que mais cresceu no país, ilustrado pela eleição de 3,5 mil vereadores em todo o país, bem como pela reeleição de 74% dos prefeitos.

Os encontros regionais já foram realizados em Porto Alegre (13/05), Passo Fundo (14/05), Santa Rosa (15/05) e Uruguaiana (28/05) e serão concluídos no próximo sábado (04/06) em Pelotas.

Textos e fotos: Daniela Miranda e Saul Teixeira