Ministro confirma criação de secretaria
 especial para agricultor familiar



O governo federal confirmou a criação de uma secretaria especial para atender a agricultura familiar brasileira. A garantia partiu do ministro do Desenvolvimento Social e Agrário (MAS), Osmar Terra, que esteve reunido nesta manhã com uma comitiva gaúcha, em Brasília.Terra também assegurou a manutenção de todos os programas e dos recursos aplicados nas políticas públicas voltadas ao segmento. Já sobre a reversão da extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o ministro disse que essa não é uma decisão de sua alçada e que cabe as entidades pressionarem enquanto for possível.


Integrante da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, o deputado Elton Weber (PSB) saiu mais aliviado. “Somos contrários a extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), mas, pelo menos, tivemos a garantia de que as políticas serão mantidas e não perderemos os recursos destinados ao Plano Safra. Se não conseguirmos reverter esse quadro, será a melhor opção que teremos.” 

Durante o encontro marcado pelo presidente da Frente Parlamentar a Agricultura Familiar, o deputado Heitor Schuch (PSB/RS), foram externadas preocupações com políticas que já não vinham bem no governo anterior como a paralisia do crédito fundiário e os atrasos nos repasse para habitação rural. Também participaram da audiência o secretário estadual do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, o presidente da Emater, Clair Kuhn e o deputado Edson Brum (PMDB).

Texto: Patrícia Meira