Miki Breier reassume mandato e faz
 homenagem aos 50 anos de Cachoeirinha 


Para registrar na Assembleia os 50 anos do município de Cachoeirinha, o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Miki Breier (PSB), reassumiu, nesta quinta-feira (12), o mandato parlamentar. Da tribuna, durante o período do Grande Expediente, discorreu sobre as particularidades do município da Região Metropolitana onde nasceu, detalhando a trajetória de organização, conquistas e avanços sociais para a cidadania.


Agente público do município como vereador, vice-prefeito e secretário de Educação, Miki Breier comparou a organização da cidade aos cuidados da família com a casa dentro dos conceitos de lei definidos pela antiga Grécia. “A Lei da Casa ou a Lei da Cidade”, iniciou ele, define os dois princípios que os gregos adotaram para unificar o particular e o coletivo.

A lei de criação de Cachoeirinha foi sancionada em 9 de novembro de 1965, nove dias antes de o deputado nascer, em 18 de novembro desse mesmo ano, tendo sido um dos primeiros a receber na certidão de nascimento o registro do nome da nova cidade.

Casa que virou cidade
Miki Breier destacou o perfil do município localizado a menos de 20 quilômetros de Porto Alegre, onde vivem 118 mil habitantes no espaço urbano, e na extensão territorial de 44 quilômetros quadrados estão distribuídos o Horto Florestal Chico Mendes, o Parque Municipal Tancredo Neves, a Igreja São Vicente de Paulo, o Grupo de Jovens CENI, as encenações da Via-Crúcis, as “serenatas” dos violões pungentes, os templos religiosos e os terreiros, “local do diálogo interreligioso”, afirmou. Referiu as escolas Castro Alves e Polivalente Presidente Kenedy, as peculiaridades do comércio local, como a Farmácia Santa Terezinha e o Primo Alfaiate, a mais antiga da cidade. “Abrigo de gaúchos, brasileiros e estrangeiros”, lembrou o deputado, como senegaleses, haitianos, argentinos ou alemães que lá residem.

A casa, que se confundiu com a cidade onde cresceu, levou Breier a buscar no modelo de gestão pública melhorias “para alcançar resultados justos e igualitários para os moradores”, ouvindo todas as vozes de Cachoeirinha sobre saúde, educação, transporte, segurança ou saneamento básico. Isso foi alcançado através da gestão socialista do atual prefeito, Vicente Pires, em parceria com o deputado federal José Stedile, o secretariado, vereadores, servidores municipais e o deputado Miki Breier.

Conforme o parlamentar, os resultados podem ser conferidos na Guarda Municipal, na Patrulha Escolar e Comunitária; na Central de Vídeo monitorado; no Projeto Catavento, que atende alunos no turno inverso; na Comunidade Terapêutica Reviver, primeira do país a atingir 40% de recuperação de dependentes químicos; na Patrulha Ambiental; no Programa Vida Saudável; no Programa de Qualificação de Vias Urbanas, que disponibilizará até 2019, 21 quilômetros de calçadas, 18 quilômetros de ciclovias e 14 quilômetros de pavimentação. Destacou, ainda, a situação salarial dos servidores municipais.

A dinâmica da organização de Cachoeirinha, finalizou Miki Breier, confirma que “casa e cidade não são antagônicas”. Desejou, ainda, que o novo processo político nacional seja bem sucedido, com melhorias para a população.

Apartes
Em aparte, a manifestação dos deputados Sérgio Peres (PRB), Pedro Ruas (PSOL), Missionário Volnei (PSC), Alexandre Postal (PMDB), Miriam Marroni (PT), João Fischer (PP), Manuela d’Ávila (PCdoB), e Eduardo Loureiro (PDT).


Texto: Francis Maia - MTE 5130 | Agência de Notícias - 15:11-12/05/2016 - Edição: Letícia Rodrigues - MTE 9373 - Foto: Marcelo Bertani