Liziane Bayer e especialistas debatem a
 situação atual do serviço de nefrologia no RS 


Atendendo a pedido da Sociedade Gaúcha de Nefrologia, a deputada Liziane Bayer (PSB) se reuniu com o secretário-adjunto da Secretaria Estadual da Saúde e diretor do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial (DAHA), Francisco Paz, juntamente com Cinthia Vieira, presidente da Sociedade de Nefrologia do Rio Grande do Sul, para discutir as necessidades do setor com um grupo de profissionais representantes de Clínicas de Nefrologia dos municípios de Camaquã, Montenegro, Santa Maria e Porto Alegre.


A reunião ocorreu ontem à tarde no gabinete do DAHA com a participação do diretor executivo da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS (FEHOSUL), Flávio Antônio Borges; do nefrologista Valter Duro Garcia, da Santa Casa de Porto Alegre; do diretor do Serviços de Doenças Renais (SER), Gabriel Barbosa, do Hospital Vila Nova; dos médicos Anna Esther e Nilo Hoefelmann, da Nefroclin, de Montenegro; da médica Scheila Pretto Thofehrn, de Camaquã; e da gerente da Casasola.

Foram abordadas questões sobre co-financiamento de recursos junto ao governo, o teto referente a quantidade de atendimento que cada clínica pode corresponder e o confronto entre as exigências da portaria e a complexidade de cada paciente.

De acordo com a deputada Liziane, é muito válido que a área exponha suas necessidades e as dificuldades que enfrentam, mas é importante, também, que o setor proponha ideias e soluções para que possam ser avaliadas e viabilizadas. Texto: Raquel Quevedo - MTE 18275 | PSB - 14:24-12/05/2016 - Foto: Elaine Martins