Falta de sinal de Internet freia ensino 
à distância e assistência técnica virtual



A baixa qualidade de fornecimento de Internet freia iniciativas de desenvolvimento econômico e manutenção de jovens no meio rural em Santa Rosa. A ausência ou oscilação de sinal prejudica, por exemplo, a oferta de cursos a distância para os sucessores das propriedades, especialmente as familiares.



No setor cooperativo, o serviço deficitário compromete os planos da Cotrirosa de ampliar a prestação de assistência técnica virtual a seus associados, o que reduziria custo e otimizaria tempo. As dificuldades vão além do campo. Na área da saúde, o município tem ferramentas para o agendamento eletrônico de consultas e envio de resultados de exames por e-mails, evitando que a população se desloque até uma unidade de atendimento. Mas sem sinal, isso é inútil, expôs o vice-prefeito Luis Antônio Benvegnú.

Estes foram alguns relatos ocorridos na terceira audiência pública da Subcomissão de Internet, Telefonia e Serviços no Meio Rural da Assembleia Legislativa, ocorrida nesta quarta-feira (4), no Auditório Central do Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, na 21ª Fenasoja, em Santa Rosa. Segundo o deputado Elton Weber (PSB), relator da subcomissão, os problemas são recorrentes no Estado e não terão uma solução antes do estabelecimento de um novo marco regulatório no país. A previsão é que a Subcomissão conclua seu trabalho após uma última audiência em Porto Alegre, ainda sem data marcada. Texto: Patricia Meira