Subcomissão define cronograma
 de reuniões para trata do CAR




Criada pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa no último dia 23, a subcomissão que tratará das dificuldades na implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) fará seis audiências públicas no Interior e na Capital.

Os debates ocorrerão entre os dias 14 de março e 18 de abril (confira abaixo). As datas foram acertadas em reunião na sexta-feira entre a relatora e o proponente da comissão, a deputada Liziane Bayer (PSB) e o deputado Elton Weber (PSB). Foram traçadas regiões estratégicas para a realização dos encontros, que contarão a participação do movimento sindical ligado à Fetag-RS.



Com prazo de 120 dias, a intenção é ter o relatório finalizado até 25 de abril. O prazo de adesão ao CAR, que já foi prorrogado uma vez, encerra-se em 5 de maio. Weber defende a prorrogação no Estado já que até o começo da segunda quinzena deste mês, apenas 28,7% das 441.467 propriedades rurais gaúchas estavam cadastradas. O ritmo de ingresso no CAR é lento não somente no Estado. No país, até 31 de janeiro foram cadastrados 2,3 milhões de imóveis rurais, totalizando 263 milhões de hectares, que representa 66,1% da área cadastrável.

O primeiro encontro será em Caxias do Sul. A realização está sendo articulada com o presidente da Comissão de Agricultura da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, Raimundo Bampi. A cidade tem um diferencial já que a implementação do CAR foi feita pela Prefeitura Municipal, experiência que pode contribuir para a discussão do processo no Estado.

AGENDE-SE:
14/03 – Caxias do Sul
21/03 – Expoagro/Afubra (Rio Pardo)
28/03 – Santa Maria
04/04 – Santa Rosa
11/04 – Bagé
18/04 – Porto Alegre

Texto: Patrícia Meira