Organização da mineração no RS é debatida em Porto Alegre



O presidente da Frente Parlamentar da Mineração, deputado Catarina Paladini, participou nesta quarta-feira (24), da reunião do Comitê de Planejamento de Mineração do RS no auditório da Secretaria Estadual de Minas e Energia. Com a presença do Secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, e o presidente da Famurs, Luiz Carlos Folador, o encontro definiu os subcomitês que acompanharão, de forma setorizada, a mineração no Estado.


Catarina explicou que o órgão foi criado para organizar a atividade já desenvolvida no RS nos diferentes segmentos: areia, pedras preciosas, carvão e outros. “Quando se fala em mineração, há sempre uma dificuldade de entender a atividade como um processo importante e necessário para o desenvolvimento econômico de determinadas regiões. Com a setorização do Comitê, será possível dar mais eficiência à exploração, especialmente no que diz respeito à questão ambiental”, afirmou.

O parlamentar ressaltou, ainda, que é preciso efetivar a mineração no Rio Grande do Sul como uma atividade séria e não predatória, como muitas vezes é avaliada. “Cada subcomitê terá representações de órgãos técnicos com conhecimento da área. Com isso, será possível fazer um raio X da atividade e qualificar o trabalho realizado atualmente. Além, claro, de mostrar à população os fatores positivos do processo”, disse.

De acordo com o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, o setor de mineração, até recentemente, estava desamparado, o que começou a mudar com a criação da secretaria e, consequentemente, com o Comergs. O secretário ainda acatou a sugestão de convidar o Ministério Público para participar periodicamente das reuniões, convite este que será formalizado pelo secretário no começo do mês de março. Já o diretor de Inovação e Fontes Alternativas, Carlos Augusto Almeida, acredita que o trabalho dos subcomitês será a base para a elaboração do Plano Estadual de Mineração.

Participaram do encontro representantes da Fepam, Famurs, DNPM, CRPM, Cientec, CRM, Sindibritas entre e outros.

Texto e foto: Cristiane Franco