Emenda de Weber busca repor inflação no piso regional



O deputado Elton Weber (PSB) protocolou, nesta terça-feira (16), Emenda nº 1 ao Projeto de Lei nº 15/2016 que estabelece o novo mínimo regional no Estado. A proposta do deputado, que já está sendo negociada com o governo estadual, garante a reposição da inflação medida pelo INPC acumulado em 12 meses até o final de janeiro, de 11,31%.


O projeto do Executivo enviado na última sexta-feira à Assembleia Legislativa prevê o reajuste de 9,6%, abaixo da reivindicação das centrais sindicais, dentre elas a Federação dos Trabalhadores Assalariados Rurais do RS (FETAR-RS).
Pelo emenda, os novos valores para as cinco faixas salariais do piso regional no Rio Grande do Sul oscilariam de R$ 1.120,76 a R$ 1.420,32 a partir de 1º de fevereiro. Na avaliação do líder da bancada socialista na Assembleia, no atual momento de crise financeira no país, não seria possível a correção de 11,68% aplicados ao mínimo nacional. “Nós conversamos com as Centrais e já estamos negociando com o governo. Nós entendemos que neste momento temos condições de brigar pela reposição da inflação, que é o critério mínimo de negociação.”

Texto: Agência da AL / Foto: Agência da AL