Deputado Catarina preside audiência pública, em São Borja, para debater a violência contra a mulher



O presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, deputado Catarina Paladini (PSB), coordenará nesta sexta-feira (26), audiência pública que debaterá os índices da violência contra a mulher no município. O número de casos registrados na cidade no último ano, provocou mobilização de autoridades e comunidade, que solicitaram à CCDH a realização do debate.


Catarina explicou que a proposta surgiu após relatos de moradores que indicam altos índices de violência contra as mulheres na cidade. Entre os casos que causaram grande comoção e deixaram a comunidade em estado de alerta, estão as mortes de uma empresária e de uma jovem, no começo deste ano, por estrangulamento. “Recebemos a demanda do Conselho Municipal de Saúde de São Borja. Segundo eles, a cada dez registros de ocorrências feitos na delegacia do município, sete são enquadrados na Lei Maria da Penha. É um número extremamente alto”, avaliou.

O parlamentar salientou, ainda, que a violência contra a mulher é um problema que vai além dos registros policiais. “Não se trata apenas de uma questão de segurança, mas de uma rede atendimento, especialmente na saúde pública. Precisamos debater o tema com a sociedade, falar sobre o assunto e informar as mulheres, para que saibam a quem recorrer”, afirmou.

Entre os convidados para a audiência estão o Conselho Municipal da Mulher, a Delegacia de Polícia, a Brigada Militar, a OAB e a Câmara de Vereadores.

Texto: Cristiane Franco / Foto: Agência da AL