Catarina Paladini reúne GT do Idoso e recebe apoio da presidente da Assembleia



Ampliar a discussão acerca do aumento da população idosa no Brasil e garantir políticas públicas de atendimento a essa população foram alguns dos temas tratados na reunião do Grupo de Trabalho do Idoso, realizada na tarde desta quarta-feira (24), na Assembleia Legislativa. Com a participação do presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH), deputado Catarina Paladini, e do presidente nacional do Sindicato dos Aposentados (Sindnapi/SP), Carlos Ortiz, o grupo também foi recebido pela presidente do Legislativo, deputada Silvana Covatti



IIncentivador da criação do GT, Catarina disse que a situação dos idosos é uma das pautas do seu mandato e da CCDH. “Há estudos que apontam que em 15 anos, 30% da população do país será formada por pessoas com mais de 60 anos. Se pensarmos na população economicamente ativa, esse número passa para 40%. Precisamos estabelecer políticas públicas que garantam o atendimento digno para essas pessoas e, principalmente, precisamos pensar na sua reinserção no mercado de trabalho ou a sua manutenção”, afirmou.

O parlamentar recebeu o apoio de Silvana Covatti, que parabenizou as iniciativas realizadas através da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos e colocou a Casa Legislativa à disposição do Grupo de Trabalho e do Sindnapi. “O deputado Catarina quebrou paradigmas ao tratar de maneira tão aprofundada a questão do idoso nesta casa”, disse a presidente, lembrando a participação dos idosos no Fórum Social Mundial deste ano. “Em 15 anos de evento, nunca se falou do tema. A partir disso, é urgente debatermos ainda mais. Sou parceira dessa causa e vou chamar outros deputados para reforçar esse quadro”, acrescentou.

A reunião contou, ainda, com a participação da secretária de Políticas Públicas para Pessoa Idosa de Bagé, Silvana Kunzzel Caetano. Pioneira no país, a secretaria é referência mundial no atendimento ao idoso. “Mais do que prestarmos atendimentos pontuais às pessoas que passaram dos 60 anos, precisávamos estabelecer um sistema de atendimento. E somente a partir da criação da secretaria atingiríamos esse objetivo”, lembrou Silvana.

O Grupo de Trabalho do Idoso tem como objetivo debater temas que garantam a proteção e a defesa dos direitos da população idosa de forma permanente.

Texto e foto: Cristiane Franco