Bancada inicia ano no Parlamento gaúcho 
defendendo mais diálogo para enfrentar a crise 


Os deputados do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Elton Weber, Liziane Bayer e Catarina Paladini, participaram da Sessão Solene, realizada na tarde desta terça-feira (03), na qual a Assembleia Legislativa elegeu a nova Mesa Diretora para o ano legislativo de 2016, que terá pela primeira vez na história do Parlamento gaúcho, em 180 anos, uma mulher na presidência, a deputada Silvana Covatti (PP). A líder partidária Liziane Bayer foi reeleita como quarta secretária da Mesa. Representando a Bancada, Elton Weber destacou que a sigla aposta que a deputada Silvana Covatti fará uma boa gestão. “Em quase dois século, é a primeira vez que uma mulher assume a presidência da Casa e, sem dúvidas, estaremos unidos para ajudá-la a fazer um bom trabalho”, destacou. 

Ao iniciar os trabalhos deste ano legislativo, os socialistas ressaltaram que apostam no diálogo, na transparência e na união de esforços para vencer os inúmeros obstáculo e retomar o crescimento. Líder da bancada, o deputado Elton Weber reafirmou que irá cobrar para que o aumento de impostos aprovado no Parlamento não tenha sido em vão. Neste ano, o PSB também pretende entrar com mais profundidade em um grande debate em nível estadual e nacional, mas não para fazer críticas aos problemas, e sim para ser porta-voz de novas ideias que dialoguem com os anseios dos gaúchos nas áreas da saúde, educação, segurança, agricultura. 

O ato de posse ocorreu no Plenário 20 de Setembro, e contou com a presença, além dos parlamentares estaduais, do governador José Ivo Sartori (PMDB); do esposo de Silvana Covatti, o também ex-presidente da Assembleia, Vilson Covatti (PP); do filho, deputado federal Luis Covatti (PP/RS), representando a Câmara Federal, a senadora progressista Ana Amélia Lemos, representando o Senado Nacional; a primeira-dama do Estado, Maria Helena Sartori, o prefeito de Porto Alegre em exercício, Sebastião Mello (PMDB), além de inúmeras autoridades estaduais, entre elas os secretários socialistas do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Miki Breier, e do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto.

Posse
Ao fazer seu primeiro pronunciamento da tribuna como presidente da Assembleia, Silvana Covatti destacou sua trajetória política nos últimos 23 anos, especialmente em relação à sua dedicação às questões sociais, sobretudo às relativas à saúde pública. Ela também exerceu a presidência do coletivo Mulher Progressista, no Rio Grande do Sul.“Pretendo igualmente levar a atividade institucional do Parlamento ao encontro das comunidades, para que possamos, cada vez mais, aproximar a produção legislativa da origem física das demandas”, observou, ao defender um ano legislativo em que se preze pela harmonia entre os Poderes de Estado, “mantendo nossa soberania sem jamais cerrar caminho ao diálogo”.

Quanto à atual situação do Estado, observou que nos momentos crucias, “a responsabilidade de cada deputado deve superar o dualismo e as rusgas naturais ao embate político. Na dificuldade, somos todos gaúchos”, alertou, acrescentando: “É desta maneira altiva que esta Casa se comporta desde a Revolução que dá nome à sua sede. Não será agora que iremos faltar”.
Ao concluir, salientou que, “determinada em honrar principalmente as mulheres que represento, as mulheres que nem sempre têm sua importância reconhecida, afirmo que me sinto preparada, disposta e comprometida a presidir o Poder Legislativo do Estado do Rio Grande do Sul”. 

Integram a nova Mesa Diretora os seguintes parlamentares:
Titulares
Presidente: Silvana Covatti (PP)) 
1º Vice-presidente: Adilson Troca (PSDB)                                          
2º Vice-presidente: Álvaro Boessio (PMDB) 
1º Secretário:  Zé Nunes (PT) 
2º Secretário:  Juliana Brizola (PDT) 
3º Secretário: Marcelo Moraes (PTB)  
4º Secretário: Liziane Bayer (PSB)

Suplentes
1º Suplente de Secretário: João Fischer (PP)  
2º Suplente de Secretário: Juliano Roso (PCdoB) 
3º Suplente de Secretário:  João Reinelli (PV)  
4º Suplente de Secretário:  Missionário Volnei (PR) 

Acordo pluripartidário
O Regimento Interno da Casa estabelece que a Mesa Diretora seja eleita para um período de dois anos, mas um acordo pluripartidário vem garantindo, ao longo da Legislatura, o revezamento da presidência entre as quatro maiores bancadas, com um ano para cada presidente. No início da solenidade, o deputado Edson Brum, que presidiu a Assembleia em 2015, apresentou Termo de Renúncia, conforme acordo entre as bancadas 

Texto: Fabiana Calçada com Agência de Notícias da ALRS