Deputado Catarina participa de audiência pública sobre crimes de abigeato 


O deputado Catarina Paladini (PSB) participou da audiência pública promovida pela Comissão de Agricultura na manhã desta quinta-feira (8) para tratar dos crimes de abigeato ocorridos no Estado. A audiência, realizada na sala João Neves da Fontoura, foi proposta pelo deputado Gabriel Souza (PMDB). Em 2014, a média de ocorrências desse tipo de crime foi de 18 registros por dia.
 
Catarina destacou a notícia veiculada hoje nos jornais de Pelotas, de mais um caso de animais roubados de propriedades particulares. “Um criador de Pedro Osório teve sete animais da raça Angus, que estavam prontos para serem abatidos, roubados de dentro de sua propriedade. O prejuízo estimado por esse produtor é de aproximadamente R$ 20 mil”, disse.
 
O deputado salientou que há uma preocupação entre os pecuaristas e proprietários de rebanhos com a falta de solução desses crimes. “Para os produtores da zona sul, essa é uma realidade triste. A maioria não faz mais registro dos casos porque não quer se tornar apenas estatística. Os culpados não são identificados e nem há uma perspectiva de recuperação do prejuízo. Segundo eles, são anos que a situação não muda. Por isso precisamos dar mais atenção”, destacou.
 
Números
Em 2014, foram registrados mais de 6 mil furtos de animais em diferentes propriedades agrícolas. A Secretaria de Segurança Pública do RS informou, durante a audiência, que, através de ações da Polícia Civil, junto com a Brigada Militar, tem feito esforços na tentativa de coibir o crime e solucionar os casos ocorridos.

Texto e Foto: Cristiane Franco