Catarina apoia projeto que institui o mês de outubro para ações de combate ao câncer de mama 



O deputado Catarina Paladini (PSB) parabenizou a inciativa da deputada Liziane Bayer, sua colega de bancada, que realizou na Assembleia Legislativa, nesta tarde (29), um Grande Expediente especial sobre o Outubro Rosa. Ela apresentou aos parlamentares o projeto de lei de sua autoria que institui o mês de outubro como o período dedicado a ações de prevenção ao câncer de mama no Estado.
 
Conforme levantamento do Instituto do Câncer (Inca), o RS é o segundo Estado em incidência desse tipo de tumor, com 81 casos para cada 100 mil gaúchas. A taxa é 54% superior à média nacional (52,5%).
 
Catarina, que já apoia ações sociais desenvolvidas no combate e prevenção ao câncer de mama - como a ONG Penélopes Solidárias, de Erechim - destacou a importância de propostas desta natureza. “É preciso parabenizar propostas como a da deputada Liziane. O câncer de mama ainda não tem sua causa detectada, mas tem cura se diagnosticado no início. Prevenção é fundamental e o projeto enfatiza isso", afirmou.
 
Paladini falou, ainda, que o Estado deve ampliar o trabalho desenvolvido atualmente no tratamento do câncer de mama. “Sabemos que as gaúchas estão entre as brasileiras com maior risco de desenvolver este tipo de câncer em função do perfil e hábitos. São milhares de mulheres diagnosticadas com a doença anualmente. Elas precisam de apoio, atenção e políticas públicas eficientes",  finalizou.

Texto: Cristiane Franco / Foto: Mariana Carlesso