Weber chamará agroindústrias para debater projeto que reduz crédito presumido 




O deputado Elton Weber (PSB) foi escolhido relator do Projeto de Lei 214/2015 na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (29).  O PL reduz em 30% os créditos presumidos das agroindústrias gaúchas e agora, segundo o parlamentar, passará por um amplo debate com o setor produtivo. De acordo com Weber, não há um prazo estabelecido para a apresentação do seu parecer. O deputado foi um dos principais articuladores para a retirada do regime de urgência da tramitação do projeto junto ao governo estadual.


Uma das preocupações de Weber, também presidente da Frencoop, é com o impacto negativo que a medida poderá causar ao preço pago ao agricultor e a competitividade das indústrias de carnes e leite.  O presidente do Sindilat, Alexandre Guerra, pretende marcar uma reunião com o deputado para expor a inviabilidade da alteração. “É uma mudança que penaliza apenas as empresas gaúchas e tira a competitividade da nossa indústria”, pontuou Guerra.

Segundo levantamento realizado pelo sindicato, o projeto representa uma redução de R$ 266 milhões no incentivo concedido anualmente à cadeia produtiva do leite, incluindo produtores e indústrias.

Texto: Patricia Meira / Foto: Marcos Eifler