Substitutivo amplia atuação do Lafergs e pode baratear custos 



Foi aprovado em Plenário, nesta quarta-feira (16), o substitutivo do deputado Elton Weber ao Projeto de Lei nº 243, que propõe mudanças na legislação para que possa avançar a transformação do Laboratório Farmaceutico do Rio Grande do Sul (Lafergs) em empresa pública. Com o substitutivo, se ampliam as possibilidades de atuação comercial do Lafergs.


Pela redação original, o laboratório poderia produzir e vender somente medicamentos, cosméticos e produtos para saúde. Com o substitutivo, poderá expandir seu escopo para a produção e a comercialização de itens como alimentos funcionais, artigos de higiene, produtos médicos farmacêuticos e hospitalares, incluindo importação e exportação.   

De acordo com Weber, o novo objetivo social do laboratório vem ao encontro do protocolo de intenções assinado em maio pelo governo estadual e por universidades, hospitais e centros de pesquisa na Alemanha. “São parcerias que irão permitir o funcionamento mais efetivo do Lafergs.” O diretor do Lafergs, Paulo Mayorga, ficou satisfeito. “Essas modificações  permitirão o avanço no mapeamento de outras possibilidades de negócios.” 

Texto: Patrícia Meira / Foto: Marcelo Bertani