Na SEMA, plano de manejo do Delta do Jacuí é debatido por Catarina e prefeito Munhoz




O deputado Catarina Paladini (PSB) participou de uma audiência com a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado, Ana Pellini, e o prefeito de Eldorado do Sul, Sergio Munhoz (PSB). Eles falaram sobre o plano de manejo do Delta do Jacuí e determinaram a criação de um grupo de trabalho que debaterá os limites da zona de amortecimento do parque. A área - reconhecida como Área de Preservação Permanente (APP) - atinge espaços onde seriam realizados novos empreendimentos no município. A reunião contou com a participação da secretária adjunta, Maria Patrícia, e o secretário de Planejamento de Eldorado, Adelar Rodrigues.
 
Rodrigues destacou que a criação do GT é uma demanda antiga da administração, devido À ampliação da área, ocorrida no governo passado. “Na gestão passada, o governo do Estado apresentou um novo limite dessa zona. Conseguimos derrubar a proposta e encaminhamos, através da Assembleia Legislativa, um projeto que estabelece um meio termo para esta situação, respeitando as questões ambientais e permitindo o desenvolvimento da cidade”, disse.
 
Catarina informou que o Projeto de Lei 164 aumenta em quase 10% os limites do Parque Estadual Delta do Jacuí e a Área de Proteção Ambiental Estadual. “O projeto é importante para que não haja prejuízos nem para o meio ambiente, nem para o desenvolvimento do município, ainda mais em período de crise. Desenvolvimento sustentável é possível”, defendeu. “O que tivemos hoje, na reunião com a secretária Ana Pellini, foi a confirmação de que o órgão está disposto a dialogar e chegar a um entendimento. A disponibilidade tanto da secretária, quanto do corpo técnico da SEMA, mostra que estamos muito perto da solução”, afirmou.
 
Também participaram da reunião os vereadores de Eldorado do Sul, Fábio Araújo, João Carlos Vieira e João Carlos Ferreira.

Texto e Foto: Cristiane Franco