Deputados da Comissão de Direitos Humanos
 conhecem projeto desenvolvido pela Susepe



O deputado Catarina Paladini, presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa recebeu na reunião ordinária do órgão, nesta quarta-feira (9), a coordenadora da Assessoria de Direitos Humanos da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Janice Ribeiro, para uma apresentação das atividades e projetos da instituição. Dividida em duas coordenadorias, da juventude e da mulher, a assessoria atua junto a grupos vulneráveis da sociedade e entre os projetos desenvolvidos estão o MCs pela Paz, com atividades voltadas à cultura hip-hop, e o Metendo a Colher, que desenvolve trabalho com os presos enquadrados na Lei Maria da Penha.


Janice ressaltou que na comunidade carcerária feminina, 60% das prisões estão relacionadas  vínculo com os seus companheiros. “São mulheres que cometeram algum ato ilícito por coação. Ou por continuarem as atividades de tráficos dos companheiros na rua, ou por levarem ilícitos – droga ou armamento – para dentro dos presídios”, disse.

A coordenadora falou ainda que o trabalho desenvolvido pela assessoria é preventivo. “Nossa preocupação é para que essas mulheres mantenham seus vínculos afetivos, mas que não entrem no crime. Porque o crime não é um fato em si, mas o resultado de um processo”, afirmou Janice.

Apoio

Antes da apresentação, os parlamentares discutiram o pedido de apoio de entidades para a realização da 19ª edição da Parada Livre, a realizar-se no dia 8 de novembro, alusiva ao Dia Internacional do Orgulho LGBT. Foi solicitada a impressão de 300 cartazes e 5 mil panfletos. A votação foi adiada para a tentativa de se obter quórum favorável na próxima reunião.

Estiveram presentes os deputados Catarina Paladini (PSB), presidente da comissão, Jeferson Fernandes (PT), Miriam Marroni (PT), Marcel van Hattem (PP), Pedro Ruas (PSOL), Álvaro Boessio (PMDB), Ronaldo Santini (PTB), Jorge Pozzobom (PSDB) e Missionário Volnei (PR).