Deputado Catarina propõe audiência
 pública sobre a Rede Lilás em Estrela




O deputado Catarina Paladini participou na manhã desta quinta-feira (10), da primeira reunião da Comissão Especial dos Direitos das Mulheres, presidida pela deputada Stela Farias. Entre os temas debatidos, esteve a realização de audiências públicas no interior do Estado para tratar da Rede Lilás.



Catarina sugeriu que seja realizado uma audiência pública em Estrela, no Vale do Taquari, em razão do pioneirismo do município no atendimento às mulheres vítimas de violência. “A discussão é de extrema relevância e precisamos, sim, levar para os municípios o debate sobre o que a Rede Lilás e os desafios. Acredito que Estrela, ou algum município do Vale do Taquari, deva sediar uma das audiências porque a Patrulha Maria da Penha teve origem naquela região e se tornou referência em atendimento às mulheres no País”, disse.

Rede Lilás - A cada 20 minutos, uma mulher sofre algum tipo de agressão física com lesão corporal no Rio Grande do Sul. Em 2014, o Observatório de Violência contra as Mulheres da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul registrou 25.298 casos de mulheres que sofreram agressão com lesão corporal, em ocorrências relacionadas à Lei Maria da Penha. Em relação ao ano anterior, observou-se redução de 868 casos no período de 2014 (de 26.166 para 25.298), o que representa uma diminuição de 3,3%.

As datas e locais das audiências públicas da serão definidas ao longo do período de funcionamento da comissão.Participaram da reunião os deputados Álvaro Boessio (PMDB), Edegar Pretto (PT), Jeferson Fernandes (PT), Jorge Pozzobom (PSDB), Regina Becker Fortunatti (PDT), Ronaldo Santini (PTB), Stela Farias (PT), Tiago Simon (PMDB) e Zilá Breitenbach (PSDB).