ARTIGO: Por que votei a favor


No dia de ontem, 22 de setembro, a Assembleia Legislativa tomou, pela maioria de seus deputados, uma decisão da mais alta importância para os destinos imediatos do Rio Grande do Sul, que é sabido de todos, enfrenta a mais grave crise financeira de sua história, levado que foi por inúmeros governos de todos os partidos, que gastaram mais do que podiam e agora está o governo atual sem condições de pagar sua mais elementar obrigação, o salário dos seus funcionários, que deixa a todos nós sem segurança nas ruas e lares, nossos filhos sem escola,  nossos doentes sem hospital, nossos viajantes sem estradas e muitas outras coisas necessárias à vida.



Todos sabem que venho do segmento social que mais necessita de um governo que atenda aos mais pobres. Assim, me vi ontem entre o coração e a razão, ou votava a favor do governo e ajudava a solucionar os problemas que narrei acima, ou votava contra e contribuiria para agravar a crise, com consequências ainda mais graves dos que estamos vivendo, salários parcelados, segurança precária, escolas fechadas, caos se instalando.

A razão me fez apoiar o governo e lhe dar um crédito, que vou cobrar, agora com autoridade, a que o atual governo, nos três anos que vão vigorar as medidas, faça sua parte, cortando despesas, enxugando a máquina pública, cobrando medidas do governo federal, especialmente os créditos da lei Kandir, a redução do comprometimento do índice de pagamento da dívida com a União, o combate feroz à sonegação e outras medidas, que poderão trazer nos próximos anos o equilíbrio nas contas públicas.

Registro que o meu voto a favor foi profundamente pensado e refletido, não foi uma coisa impensada. Sofri, mas tenho a convicção que fiz o melhor pelo Rio Grande, cumpri meu dever de deputada estadual e estou em paz com meu coração.

Àqueles que eventualmente discordem do meu voto peço que reflitam e se possível me entendam, especialmente os servidores públicos, que a partir deste mês já receberão seus salários em dia, aos alunos das escolas públicas que terão aulas normalmente, aos doentes que terão atendimento, ao povo em geral que voltará a ter segurança e a todos que, de uma forma ou outra, necessitam do Estado, foi por vocês que votei.

Liziane Bayer
Deputada Estadual