Sancionada lei que inclui Festa do Figo no calendário oficial de eventos do Estado 



O governador José Ivo Sartori sancionou, nesta sexta-feira (21), no Palácio Piratini, em Porto Alegre, a lei que inclui a Festa do Figo de Nova Petrópolis na lista de eventos oficiais do Estado. O projeto do deputado Elton Weber (PSB) foi aprovado por unanimidade pelo Plenário da Assembleia Legislativa no último dia 4. O evento é realizado anualmente. Lideranças políticas e comunitárias receberam uma cópia da lei.

A festa é promovida a cada ano em uma linha do município – Brasil ou Araripe. Em sua 43ª edição, em 2016 o evento ocorrerá no último fim de semana de janeiro, na Linha Brasil. As soberanas serão escolhidas neste sábado.  O evento conta com 400 expositores, que apresentam e vendem figos e derivados. O município colhe em torno de 400 toneladas por ano.

De acordo Weber, o intuito é incentivar as comunidades e a produção de hortifrutigranjeiros, agregadora de renda. Participantes da comissão organizadora, Gladis Krauspenhar e Hedy Maria Gottschalk explicam que a inclusão no calendário oficial representa o reconhecimento e a valorização dos agricultores. “Estamos muito satisfeitas, isso dará um upgrade na festa, em sua divulgação”, disse Gladis.

Participaram ainda do ato o prefeito Regis Luiz Hahn, o secretário de Administração Bruno Seger; o presidente da Comunidade Linha Brasil, Celso Eduardo Seefeld; o presidente da Câmara de Vereadores, Jerônimo Stahl Pinto (PDT) e os vereadores Clodomiro Fernandes (PSB) e Carlos Antônio Simon (PSDB). 

Texto: Patricia Meira / Foto: Karine Viana