Sancionada lei de Catarina Paladini que torna o Balneário dos Prazeres área de interesse cultural e ambiental



O governador José Ivo Sartori sancionou, na tarde desta segunda-feira (24) a lei proposta pelo deputado Catarina Paladini (PSB) que torna o Balneário dos Prazeres, em Pelotas, área de relevante interesse cultural e ambiental. Popularmente conhecido como Praia do Barro Duro e Colônia Z3, o local sofre com graves processos erosivos e precisa de atenção especial. O ato contou com a presença do prefeito de Pelotas, Eduardo Leite


Com a sanção da lei, o município poderá ter um programa incentivo à preservação e à reabilitação do meio ambiente da orla, além de ações voltadas à preservação da fauna, da flora e da biodiversidade. “A área é tradicionalmente conhecida, também, pelo trabalho de muitos pescadores e pela prática religiosa. No verão, o balneário recebe muitos veranistas e agora poderemos promover importantes melhorias, inclusive, na trilha ecológica, promovendo o ecoturismo”, defendeu Catarina.

Alguns estudo efetuados nas praias do Balneário apontam para a necessidade urgente de medidas protetivas. “Para a revitalização da área é preciso investir em projetos. Alguns já foram desenvolvidos e precisam de apoio. Espero que, com a sanção, a cidade consiga se mobilizar para que haja ganhos, não apenas para o turismo mas, também, para o trabalho dos pescadores da região”, disse Paladini.

O governador do Estado afirmou que a lei sancionada garantirá aquela comunidade a preservação não somente nas questões ambientais, mas na sua história e importância para o desenvolvimento econômico local. “Ações que visam a proteção dos espaços naturais – bens imateriais - que fazem parte de uma comunidade como a do Balneário dos Prazeres e a Colônia de Pescadores, reflete diretamente no bem estar das pessoas que vivem nesses locais, criando uma cultura de preservação daquilo que é de todos”, disse.

A vice-prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, o secretário da Habitação e Regularização Fundiária do município, o biólogo Ivan Vaz e o presidente da Associação dos Moradores do Balneário dos Prazeres, Giovane Moreira, também participam da solenidade.

Texto: Cristiane Franco/ Foto: Karine Viana