Liziane Bayer destaca bravura dos gaúchos na Legalidade


Em nome da bancada do PSB, a deputada Liziane Bayer destacou da tribuna a bravura do povo rio-grandense que, ao lado de Leonel Brizola, defendeu a Constituição pela posse do vice-presidente João Goulart, em 1961. Ela homenageou os homens e mulheres, crianças e jovens, vivos e mortos, que “honraram as mais nobres tradições gaúchas de respeito à lei e ordem, saibam todos que para nós são exemplos a serem seguidos”.



“Não vivi aquela época, mas conta a história e os participantes que ainda hoje vivem, os momentos de tensão que viveram, com a ordem de bombardeio do Palácio Piratini, que só não aconteceu pela intervenção do comando do III Exército”, relatou a parlamentar, detalhando os emocionantes dias que se seguiram ao 25 de agosto de 1961, quando o presidente Jânio Quadros renunciou e os militares tentaram vetar a posse do vice-presidente, João Goulart.

Ao comemorar a participação dos gaúchos, destacou a liderança do governador do Estado, Leonel Brizola, líder do movimento. “Foram dias em que a bravura dos gaúchos foi posta em prova”, registrando a força dos ideais democráticos na defesa da ordem constitucional, o que resultou em fortes apoios políticos pelo país e na posse de Jango, que assumiu num breve regime parlamentarista, derrubado pelo plebiscito que devolveu o presidencialismo ao país.

Liziane Bayer também destacou a ativa participação dos parlamentares da Assembleia Legislativa que aderiram ao movimento legalista. “A mim, como integrante desta Casa que teve também pelos parlamentares da época intensa participação no episódio, me orgulha saber que num tempo de conflagração institucional, foi o Rio Grande do Sul, sua gente e seus representantes, decisivo para que a ordem democrática e institucional fosse respeitada e dada posse ao vice-presidente da República”, finalizou.

Ela falou em nome dos deputados da bancada do PSB, Elton Weber e Catarina Paladini. Texto: Francis Maia/ Foto: Elaine Martins