Frente em Defesa do Trânsito 
analisa ações de 2015 



União de entidades na Frente garante resultados positivos A presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, deputada estadual Liziane Bayer (PSB), reuniu-se com os servidores Luiz Noé (coordenador), Letícia Soares (secretária) e representantes de entidades parceiras na quinta-feira (6), na Assembleia Legislativa, para analisar ações do primeiro semestre de 2015 e planejar as próximas do mesmo ano. “Estamos com o intuito de somar esforços. Vamos nos unir e trabalhar juntos, estabelecer metas para as próximas ações e trabalhos”, destacou a deputada.



A primeira parte do encontro analisou os resultados do trabalho. Foram realizadas ações nas seguintes datas: 5 de maio - entrega de mensagem solidária aos motoristas da Carris, 30 de maio - conscientização no Beira-Rio (jogo Inter e São Paulo, 30.082 torcedores) e dias 20 e 21 de junho - entrega de informativos em diversas cidades do estado. As entidades parceiras da Frente - Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Polícia Civil, Detran/RS, Instituto Zero Acidente, Metroplan, ABRAMET, CREMERS, CREA, DETRAN, Polícia Rodoviária Federal, SETCERGS, Instituto Ande Bem, SEST SENAT, SindCFC, FENASDETRAN e EPTC - também realizaram ações. Um dos principais resultados positivos foi a queda de 20% de homicídios no trânsito da capital. “A ideia é educar e conscientizar o condutor, através de ações positivas, por isso houve a diminuição do número de mortes”, comentou o delegado Gabriel Bicca.

Já as ações para o segundo semestre foram definidas da seguinte forma: dias 10 a 13 de setembro - XI Congresso Brasileiro de Acidentes e Medicina de Tráfego, 23 de setembro - comemoração do dia estadual do Instituto Zero Acidente, dia 7 de setembro - 47ª Operação Viagem Segura, 24 de setembro - Maioridade Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e, ainda sem data, uma visita à Arena do Grêmio. Texto: Maurício Pinzkoski/Foto: Elaine Martins