Assembleia aprova PL que inclui Festa do
 Figo no calendário oficial do Estado 




O Plenário da Assembleia aprovou, nesta terça-feira (4), o Projeto de Lei  76/2015 do deputado Elton Weber (PSB), que inclui, no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul, a Festa do Figo. O evento é realizado anualmente em Nova Petrópolis, na primeira quinzena de fevereiro. A aprovação foi por unanimidade (45 a 0). De acordo com Weber, a iniciativa foi tomada para valorização da agricultura familiar que produz hortifrutigranjeiros.


 O deputado destaca a importância do cultivo nas comunidades de Linha Brasil e Araripe, onde a área de cultivo está em expansão, e a cultura representa importante agregação de renda para as pequenas propriedades. “Buscamos com o projeto valorizar e manter viva a essência da cultura germânica, os costumes, a gastronomia e as ações culturais e produtivas.”

Neste ano, a Festa do Figo de Nova Petrópolis completou 42 edições. O município colhe anualmente 400 toneladas de figo, envolvendo 67 produtores que cultivam 42 hectares. Segundo a Emater/RS, a área com a fruta no Estado é de 859,3 hectares, o que permite a produção de 6 mil toneladas, envolvendo 1.182 fruticultores. Durante a festa, há julgamento e premiação da produção. Texto: Patricia Meira / Foto: Marcelo Bertani