Weber garante emenda para formação de agricultores no Plano Estadual de Educação 



O deputado Elton Weber garantiu uma emenda que favorece a agricultura familiar no Plano Estadual de Educação, instituído pelo PL 287/2014, em cumprimento ao Plano Nacional de Educação. A emenda 54 assegura como meta a implantação, em regime de colaboração entre Estado e municípios, de ações que adotem a pedagogia de alternância e a interdisciplinaridade, viabilizando convênios e parcerias com Associações de Casas Familiares Rurais e Escola Família Agrícola, com vista à formação de agricultores familiares. A emenda, aprovada por 52 a 0 na noite desta terça-feira, na Assembleia Legislativa, é antiga reivindicação do movimento sindical.


Atualmente, o método de alternância para o ensino médio é reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação, mas como essas escolas são consideradas comunitárias há dificuldade de direcionamento de recursos públicos para auxiliar em sua manutenção. Elas sobrevivem, em sua maioria, pelo repasse da comunidade, de entidades setoriais e verbas federais. “Queremos que o governo estadual entenda e valorize a lógica da pedagogia de alternância na perspectiva da formação de agricultores familiares.”

O Estado tem hoje três Efas (Escola Família Agrícola) e sete Casas Familiares Rurais. As três Efas e duas Casas Familiares são reconhecidas pelo Conselho Estadual de Educação. As demais Casas ainda não conseguiram atender a exigências estruturais como bibliotecas e laboratórios.

Texto: Patrícia Meira / Foto: Marcelo Bertani