Sartori entrega Lei do Folclore
à comitiva de Nova Petrópolis 
 

O governador José Ivo Sartori entregou, nesta quarta-feira (24), uma cópia da Lei 14.695/2015 que declara o Festival Internacional do Folclore de relevante interesse cultural no Estado à autoridades de Nova Petrópolis. A lei, de autoria deputado Elton Weber, já foi sancionada e promulgada.
 
Sartori foi convidado para prestigiar a abertura da 43ª edição do Festival que ocorre de 17 de julho. O prefeito Regis Luiz Hahn ressaltou a importância da presença do governador no evento, cuja 43ª edição se estende até o dia 2 de agosto. Weber agradeceu a rapidez com que a Lei foi sancionada e destacou a importância da aprovação do projeto, o primeiro em sua trajetória no Parlamento. De acordo com Weber, além de fortalecer a longa trajetória do Festival, a lei credencia o evento a receber aporte financeiro público para manutenção de suas atividades. O deputado acrescenta que a lei também fomenta a cultura, a economia e as tradições locais. 

Segundo o diretor da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, Paulo Roberto Staudt, 50 grupos nacionais e internacionais se apresentarão nesta edição. Entre as representações estrangeiras estão países como França, Argentina, Chile e México. Paralelamente ao Festival, ocorrerá o 4º Fórum da Organização Internacional de Folclore e Arte Popular, que debaterá sobre o futuro da cultura de 28 de julho a 2 de agosto. O presidente da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs, Alfonso Dietrich, a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Cintia Rafaela Reisdoerfer, o vereador Clodomiro Fernandes e a corte do Festival também participaram da audiência. Texto: Patricia Meira Foto: Pedro Belo Garcia