Relatório da subcomissão que discute
normas avícolas sai até 20 de julho
Com a audiência pública ocorrida nesta segunda-feira (29), em Tupandi, foi concluída a fase de interiorização da subcomissão criada na Assembleia Legislativa, a pedido do deputado Elton Weber (PSB), para discutir regras avícolas previstas na Instrução Normativa (IN) 59, do Ministério da Agricultura (Mapa). Problemas na aplicação da norma sanitária, que desestimulam investimentos e podem inviabilizar centenas produtores, também foram relatados no município.
Desde 12 de junho, ocorreram reuniões ainda em Wesfália e Nova Prata, mobilizando cerca de 700 agricultores. O problema afeta produtores familiares de 70 municípios das regiões Noroeste, dos vales do Taquari e Caí e também da Serra. Presidente da subcomissão, o deputado Weber informa que o relatório que servirá de base para a negociação com o Mapa deve ser concluído até o começo da segunda quinzena de julho. Antes, no dia 13, ocorre o fechamento das audiências na Fetag, em Porto Alegre.
Entre os dias 20 e 30 do próximo mês, Weber irá a Brasília tentar negociar. Um grupo de prefeitos engrossará a comitiva. Atualmente, a legislação permite que, com base em avaliação de risco sanitário, a distância mínima de 3 quilômetros seja alterada em função da adoção de novas tecnologias, da existência de barreiras naturais ou artificiais e da utilização de técnicas de manejo e medidas de biossegurança diferenciadas, que dificultem a introdução e disseminação de agentes de doenças. Mas, na prática, a flexibilização não está ocorrendo.
O problema repercute na Capital federal. A pedido do deputado federal Heitor Schuch (PSB), a Comissão de Agricultura da Câmara Federal fará audiência pública sobre o tema. A data ainda será marcada. Texto: Patricia Meira