Presidente da Comissão de Direitos
Humanos pede esclarecimentos à UFSM
 

O deputado Catarina Paladini, presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do RS, encaminhou, nesta sexta-feira (5), ofício ao Reitor da UFSM, professor Paulo Afonso Burmann, solicitando esclarecimentos quanto ao Memorando Circular nº 2, enviado pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade, Sr. José Fernando Schlosser, no dia 15 de maio, solicitando a todos os chefes de programas de pós-graduação uma relação de alunos e professores israelenses que participam destes cursos.
 
“Tendo em vista a gravidade do caso – e a exposição na imprensa e em especial nas redes -, queremos ouvir a Universidade para, então, procedermos. Como presidente de Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, não posso calar diante de uma suspeita de preconceito e racismo institucional antissemita. Nossa Carta Magna caracteriza o racismo como crime gravíssimo e inafiançável. Vamos, portanto, buscar o esclarecimento dos fatos. Buscamos a transparência”, explicou o parlamentar.
 
O ofício pede a manifestação da Universidade o mais rápido possível, em função da gravidade da situação. Texto: Flavia Lima Moreira/Foto: Pedro Belo Garcia