CCDH recebe presidente da Associação dos familiares
de vítimas e sobreviventes da tragédia de Santa Maria



A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, presidida por Catarina Paladini, recebeu o presidente da Associação dos familiares de vítimas e sobreviventes da tragédia de Santa Maria (AVTSM), Sergio Silva, na manhã de quarta-feira (24), durante reunião ordinária da Comissão.

Sergio solicitou que a Comissão acompanhe as investigações e encaminhamentos do processo civil e criminal que estão em andamento. Além disso, a AVTSM requereu a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar os apontamentos do caso.


Na próxima quarta-feira (1/7), a CCDH receberá o criminalista Jader Marques, defensor de um dos donos da boate Kiss. A partir de então, a Comissão irá tomar as medidas possíveis, sempre de acordo com o que o pleno entender como mais adequado.

Tragédia de Santa Maria

No dia 27 de janeiro de 2013, um incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, região central do RS, resultou em 242 mortes. A tragédia – uma das maiores dos últimos 50 anos – entristeceu o Brasil todo e foi notícia internacional.

CPI

De acordo com o Art. 83, do Regimento Interno da AL/RS, para que ocorra a instalação de uma CPI é necessário que seja apresentado por um parlamentar (ou mais) um requerimento e que este tenha a assinatura de, no mínimo, um terço dos deputados da Assembleia. As CPIs têm poderes de investigação próprios das autoridades judiciais, além de outros previstos neste Regimento. Seu prazo de atuação é de 120 dias, prorrogável por mais 60. Foto: Juarez Junior | Agência ALRS