Catarina quer debater meia-entrada e ouvir produtoras na Comissão de Educação e Cultura 


O deputado Catarina Paladini requereu, em reunião ordinária da Comissão de Educação Cultura e Desporto (CECD) da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (9), espaço para ouvir duas produtoras de eventos de Porto Alegre, a Opinião e a Abstratti. Recentemente, as produtoras foram impedidas de vender ingressos em função de uma medida do Procon-RS referente à meia-entrada. O objetivo é esclarecer a situação e expor a visão dos produtores. O requerimento foi acatado por todos os integrantes da Comissão.

Na semana passada, Catarina recebeu em seu gabinete os produtores que fizeram apontamentos quanto à Lei Estadual 14.612/2014, da meia-entrada. “Nós entendemos a importância da lei e respeitamos a proposição. No entanto, a lei vigente possuiu falhas e isso gera uma insegurança muito grande para os envolvidos. Precisamos fazer um debate mais profundo sobre essa questão, tal qual fizemos com a regulamentação da lei federal da meia-entrada, da qual fomos parceiros. Estamos abertos ao diálogo, mas é preciso que haja esse espaço de debate”, disse Rodrigo Machado, da Opinião Produtora.


“A comissão trata da Educação e da Cultura, portanto devemos abrir este espaço de forma democrática para que eles apresentem a situação que vivenciam. Se for necessário, vamos trabalhar com diálogo na regulamentação da lei, fazendo os ajustes necessários para que estudantes tenham seu direito à meia-entrada garantido e para que as produtoras tenham segurança jurídica”, explicou Paladini.

Na próxima reunião da CECD, que acontece no dia 16 de junho, os representantes das produtoras Opinião e Abstratti terão cinco minutos para falar sobre o tema e fazer seus apontamentos.

Texto: Cristiane Franco/ Foto: Marcelo Bertani