Assembleia gaúcha instala
Procuradoria Especial da Mulher
 


Procuradoria Especial da Mulher da AL tem a participação das nove deputadas da atual Legislatura Em reunião no início da tarde desta quarta-feira (24), sete das nove deputadas da atual Legislatura – Stela Farias (PT), Miriam Marroni (PT), Regina Becker Fortunati (PDT), Zilá Breitenbach (PSDB), Any Ortiz (PPS), Liziane Bayer (PSB) e Silvana Covatti (PP) – reuniram-se na sala Sarmento Leite do Palácio Farroupilha, para darem início às atividades da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa. A autora da proposta na Casa, deputada Stela Farias (PT), foi escolhida para comandar o órgão. A definição das três deputadas que atuarão como procuradoras-adjuntas ocorrerá em uma nova reunião. As parlamentares querem verificar a possibilidade de que aquelas que ingressaram na Casa como suplentes – Zilá Breitenbach (PSDB) e Juliana Brizola (PDT) – possam também ser eleitas e não somente votar.

A nova procuradora, Stela Farias, destacou a importância da articulação das mulheres na conquista dos seus direitos e enalteceu o trabalho de cada uma das parlamentares da Casa.

Objetivos
A Procuradoria Especial deverá receber e encaminhar denúncias de violência e discriminação e acompanhar a execução de programas de governos municipais, estadual e federal que visem à igualdade de gênero. Conforme Stela, apesar de as mulheres representarem mais de 50% do eleitorado nacional, o índice de representação política de mulheres na Câmara dos Deputados, por exemplo, é de apenas 8,7%, um dos índices mais baixos das Américas e do mundo. Na Assembleia gaúcha, dos 55 deputados, apenas nove são mulheres.

Empoderamento
A Procuradoria Especial estimulará os municípios a criarem as suas procuradorias. Porto Alegre e Alegrete já contam com esses órgãos, bem como o Senado e a Câmara Federal. A Assembleia gaúcha é a quarta no país a aderir à iniciativa, ao lado do Pará, Ceará e São Paulo, e segue tendência mundial incentivada por organismos como a ONU Mulheres, que busca ampliar a participação das mulheres nos espaços de poder.

Além das deputadas presentes também compõem o órgão as deputadas Manuela d´Ávila (PCdoB) e Juliana Brizola (PDT). Estiveram no ato desta tarde ainda a ex-deputada Kelly Moraes e representantes de entidades com atuação na causa. Texto: Marinella Peruzzo  Foto: Marcelo Bertani