Plenário aprova doações de empresas
a partidos políticos e fim da reeleição




O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (27), por 330 votos a 141 e 1 abstenção, a emenda à proposta da reforma política (PEC 182/07) que prevê o financiamento privado de campanhas com doações de pessoas físicas e jurídicas para os partidos políticos e com doações de pessoas físicas para candidatos. Os limites máximos de arrecadação e os gastos de recursos para cada cargo eletivo deverão ser definidos em lei.

O financiamento de empresas para campanhas eleitorais é questionado em uma ação no Supremo Tribunal Federal com seis votos contrários ao modelo. Ao incluí-lo na Constituição, os parlamentares tentam inviabilizar qualquer decisão do tribunal.



O líder do PSB na Câmara, deputado Fernando Coelho Filho (PE) havia liberado a bancada para votação. O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) ressaltou que já houve um resultado sobre o tema, pois o Plenário havia rejeitado na noite de terça (26) emenda que previa esse modelo de financiamento para candidatos e partidos. "Estamos vivendo um jogo de futebol. O dono da bola perdeu o jogo e está tentando fazer o jogo de novo", disse.

O deputado Tadeu Alencar (PSB-PE), 3º vice-presidente da Comissão Especial de Reforma Política da Câmara, também deu sua opinião sobre o assunto. “Se o financiamento empresarial não é o fruto de todos os males, seguramente é fruto de muitos males”, lamentou. Mais cedo, o Plenário havia rejeitado emenda que previa o financiamento exclusivo de campanhas com recursos públicos.

Fim da reeleição: Ainda na noite desta quarta-feira, o Plenário aprovou, por 452 votos 19 a e 1 abstenção, o fim da reeleição para mandatos executivos (presidente da República, governadores e prefeitos). O líder Fernando Filho destacou que, com muita convicção, a legenda sempre foi a favor do tema. "Nosso p residente Carlos Siqueira e nosso enterno líder Eduardo Campos, em sua campanha presidencial, já fazia alusão ao fim da reeleição, portanto o PSB orienta o voto sim", concluiu o líder. Texto: Assessoria PSB na Câmara com informações da Agência Câmara/ Foto: Laycer Tomaz