Audiência pública discute na Fenasul 
alternativas para produtor de leite 


Discutir alternativas para que os produtores familiares de leite se mantenham na atividade de forma sustentável é um dos objetivos da audiência pública que a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa realiza nesta sexta-feira (29), às 10h, na Casa da Assembleia, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Durante o encontro, será apresentado o Censo do Leite. De acordo com o estudo coordenado pelo Instituto Gaúcho do Leite (IGL) 50% dos produtores produzem até 100 litros por dia. São parceiros da pesquisa Famurs e Emater/RS. 

O deputado Elton Weber, que propôs a audiência juntamente com o deputado Gabriel Souza (PMDB) e comandará o debate, está preocupado. Ele alerta que a tendência é de que, dentro de um ano, parte destes produtores seja excluída do mercado devido ao volume diário que entrega. Para Weber, é urgente que se estabeleçam estratégias já que o cenário econômico – juros em alta e custo de produção 15% mais caro – aliado à dificuldades de produção em escala tornam inviáveis a troca de atividade.

O parlamentar cita uma série de outros fatores que dificultam uma migração da atividade como características geográficas, climáticas e de solo, além da qualidade de energia elétrica fornecida para o resfriamento do leite e a logística tanto de fornecedores quanto de comercialização presente em cada bacia leiteira. Texto: Patricia Meira/Foto: Guerreiro