Weber vota contra parecer do PL 21



O deputado Elton Weber rejeitou o parecer favorável do presidente da Comissão de Constituição e Justiça, deputado Gabriel Souza (PMDB), ao Projeto de Lei (PL) 21/2015 de autoria da deputada Regina Becker (PDT), votando por sua inconstitucionalidade. O projeto proíbe o sacrifício de animais em rituais religiosos. De acordo com o Weber, a sua decisão foi tomada com base num parecer técnico elaborado pela bancada do PSB. Weber acrescentou que defende a liberdade de religião e crenças, mas também o respeito ao abate humanitário, que minimiza o sofrimentos dos animais. 

O parecer recebeu 11 votos contrários e um favorável.  Representantes de religiões de matriz africana e defensores da causa animal lotaram a sala Maurício Cardoso da Assembleia Legislativa, onde ocorreu o debate, bem como o Teatro Dante Barone, onde um telão transmitiu a reunião ao vivo.

Com a saída dos manifestantes a favor e contra, a sala foi tomada por indígenas interessados na tramitação do PL 31/2015, que dispõe sobre a garantia de posse e propriedade de terras aos pequenos agricultores, empreendedores e pecuaristas em casa de desapropriações para indígenas. O projeto, de autoria de Elton Weber (PSB), com parecer favorável de Dr. Basegio (PDT), não foi apreciado devido a pedido de vista do deputado Jorge Pozzobom (PSDB). Weber espera que o projeto possa ser votado na próxima semana. Texto: Patrícia Meira/ Foto: Marcelo Bertani