Weber confirma audiência com
MDA para negociar crédito especial


Uma nova investida para a abertura de um crédito especial para agricultores atingidos pela crise do leite está entre as resoluções da audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (6/4), no Teatro Dante Barone, em Porto Alegre, que contou com centenas de agricultores familiares. Segundo o deputado Elton Weber, proponente da audiência, este será o foco do encontro com o secretário da Agricultura Familiar (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Onaur Ruano, confirmado para quarta-feira (8/4), na Fetag/RS, na Capital. O encontro foi articulado em parceria com o deputado federal Heitor Schuch e a Fetag/RS.

De acordo com Weber, a preocupação é garantir crédito com condições diferenciadas de juros e prazo para este público, que investiu ao longo dos anos e agora está sendo prejudicado. “O agricultor fez a sua parte, aumentou a produção, qualificou e agora está sendo castigado pela sua eficiência”, lamentou Weber ao referir-se as condições adversas de mercado. Segundo o presidente da Fetag/RS, Carlos Joel da Silva, atualmente 12 mil famílias ainda estão sem receber das empresas que quebraram, o que representa 10% do número total de produtores do Estado. Além do crédito especial, Silva cobrou a suspensão das importações, mudança da Lei de Falências e ampliação de verba para compras públicas de leite em pó.

Presente ao encontro, o secretário do Desenvolvimento Rural (SDR), Tarcísio Minetto, diz que o governo estadual está fazendo o possível para aprimorar ações de apoio. Ele lembrou a retomada do programa de forrageiras de inverno e elogiou a qualidade da produção gaúcha de leite. Após a sequência de operações contra irregularidades, o promotor Mauro Rochemback, do Ministério Público Estadual, disse que é preciso aperfeiçoar a fiscalização e tornar mais duras as punições para quem frauda produtos alimentícios.  “O leite gaúcho é o melhor fiscalizado em termos de qualidade no país”, disse ele ao esclarecer a inspeção inexistente em outros estados.

A audiência pública de hoje encerrou a série de protestos e reuniões realizadas desde fevereiro nos municípios de Guarani das Missões, Santa Rosa e Arroio do Meio. Participaram do evento representantes dos governos federal e estadual, federações de agricultores, prefeituras municipais, industrias, cooperativas, universidades e Ministério Público Estadual. Um documento será formulado com todas as propostas. Texto: Patrícia Meira/ Foto: Mariana Carlesso