Pacote de ações surge na 
Frente em Defesa do Trânsito


A terceira reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro – FPDTS, tendo como presidente a deputada estadual Liziane Bayer (PSB), reuniu mais de 30 pessoas, nesta tarde (13), na Assembleia Legislativa.

Importantes entidades participaram e contribuíram para a criação de um Pacote de Ações objetivando reduzir acidentes no trânsito gaúcho ao longo do ano e com ações pontuais no Movimento Maio Amarelo de 2015.

A seguir as ideias e projetos que foram debatidos e aprovadas por unanimidade: gerenciamento de faixas de domínio na ERS 040 (Viamão) pela Empresa Gaúcha de Estradas – EGR. Oficinas de trânsito (Polícia Civil). Ação no Largo Glênio Peres, tenda com informação (ao longo do mês do Maio Amarelo) no parque Farroupilha, curso multiplicadores do trânsito para professores e diversas entidades sociais (com 30 vagas à tarde e à noite), ação da Balada Segura (dia 12) e ação na Paróquia São José do Murialdo (propostas da EPTC). Audiência com o governador José Ivo Sartori, pedido de apoio da União dos Vereadores do Brasil – UVB, União dos Estudantes – UGES e iluminação em prédios públicos (propostas do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito).
O coronel Ordeli Savedra (coordenador do Movimento Maio Amarelo) comentou sobre uma audiência pública com o SETSERGS e também sobre a abertura da Frente de Trânsito no estado do Ceará.

Ao término a secretária da Frente, Letícia Soares, explanou sobre as ideias propostas pela deputada Liziane: ação junto aos motoristas antes do início de um dia de trabalho, exibição de faixa em estádios de futebol antes dos jogos, mobilização em escolas por todo RS, blitz em parques de Porto Alegre (Farroupilha) e – também – uso de ferramentas de mídia como adesivos, camisetas, panfletos.

Presentes
Bonifácio Bróbio (Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito), Paulo Dias (representando deputado estadual Juliano Roso), capitão Luis Antônio Machado (Comando Rodoviário da Brigada Militar), João Otávio Marques Neto (CREA), Marcelo Saturnino (Polícia Rodoviária Federal), Aldo Grassi (DAER), Viviane Neres Viegas e delegado Carlos Resende (Polícia Civil), Diva Yara Leite (EPTC), Júlio Cesar Moreira (fundação EPTC), Giovana Becker (EGR), Ivan Poggere (CETRAN), Daniela Nunes (Fundação Tiago Gonzaga), Luciana Dipp (Fenasdetran), Júlia da Costa (representando deputado estadual Elton Weber) e Robinson Cardoso (FAMURGS).  Foto: Elaine Martins