Frente Parlamentar vai articular ações
                       entre setor da mineração e governo



A Frente Parlamentar de Apoio à Mineração, presidida pelo deputado Catarina Paladini (PSB), foi instalada hoje (14) no Espaço da Convergência, com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edson Brum (PMDB), representantes das secretarias de Minas e Energia e Trabalho e do Desenvolvimento Social, e expressiva representação de empresários do setor de mineração e trabalhadores.

A iniciativa busca cumprir o papel de articulação entre o setor empresarial, os órgãos do governo e os trabalhadores, destacou o deputado Catarina Paladini durante o ato de reinstalação da Frente Parlamentar, que na legislatura passada foi presidida pelo deputado Miki Breier (PSB), atual secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edson Brum, destacou a importância da retomada da Frente Parlamentar, e os aspectos que envolvem a economia através da indústria areeira do Estado e a geração de emprego e renda.

As questões ambientais que envolvem a extração da areia, diagnóstico e planejamento do setor da mineração, assim como a definição de um marco regulatório e articulação com os órgãos de licenciamento ambiental compõem os temas da Frente Parlamentar.

O deputado Catarina Paladini anunciou a realização de audiência pública na próxima quinta-feira (16), às 9h, no Espaço da Convergência, para tratar do destino dos depósitos de areia e das empresas situadas na divisa entre Porto Alegre e Cachoeirinha.

O secretário adjunto de Minas e Energia em exercício, Artur Lemos Jr., e o secretário adjunto da secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Juliano Paz, participaram do evento, assim como representantes de empresas de mineração, extração de areia e brita, transporte, e sindicatos do setor. Os deputados Liziane Bayer e Sérgio Peres, do PSB, e Missionário Volnei, do PR prestigiaram o evento. Texto: Francis Maia/ Foto: Fabiana Calçada