Frencoop busca solução de impasse
O presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo do Rio Grande do Sul (Frencoop), deputado Elton Weber, esteve reunido ontem à tarde com o chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi, e a secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini, para intermediar o impasse que prejudica quatro cooperativas gaúchas que possuem dois projetos de geração de energia na região do Médio Alto Uruguai. São elas Creluz, Cooperluz, Certel e Coprel.

As Licenças de Instalação (LI) dos projetos em Rodeio Bonito foram concedidas pela Fepam em 2009, mas foram revogadas no final de 2014. A decisão foi tomada devido a uma portaria do Ibama, posterior as licenças, com a justificativa de preservação da migração futura da fauna aquática. O deputado Sérgio Turra e o superintendente da Fecoergs, José Zordan, acompanharam o encontro juntamente com técnicos da Secretária e da Ocergs.

De acordo com Weber, já foram investidos R$ 23 milhões nos projetos da Coogerva Linha Jacinto Energia S.A e da Coogerva Linha Aparecida Energia S.A, o que significa quase 10% do total estimado inicialmente, de R$ 236 milhões. Além disso, a preocupação é com os prazos estabelecidos em contratos firmados pelas cooperativas que venderam energia em leilão.  “Ficou acordado que um grupo formado por técnicos da Sema e Fecoergs estudarão um projeto alternativo que viabilize os empreendimentos sob os pontos de vistas econômico e ambiental”, esclareceu o deputado. Texto: Patrícia Meira

Comentários