Deputado Catarina Paladini participa de 
Seminário de Valorização à Vida e Trabalho 



Representando a Assembleia Legislativa, o presidente da Comissão dos Direitos Humanos, o deputado Catarina Paladini (PSB), participou na manhã desta terça-feira (28) da abertura oficial do 4º Seminário de Valorização do Trabalho e Vida, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção civil de Porto Alegre (STICC), na sede da Amrigs. Com caráter internacional, o evento debateu, entre outros temas, a presença de trabalhadores migrantes no mercado de trabalho gaúcho.

Catarina destacou que se trata de um momento importante e que a discussão se faz necessária, especialmente pela presença haitiana e senegaleza no Estado. “Desde 2010, o Drasil se tornou o destino dos haitianos e o Ministério da Justiça, registrou que nos últimos quatro anos foram mais de 38 mil migrantes daquele país que pediram asilo ao Brasil. Mais de 60% deles se fixaram nos estados do sul, sendo que o Rio Grande do Sul está entre os que mais absorveram essa população”, disse.


A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, segundo o presidente, tem acompanhado de perto a situação dos haitianos no RS e participa de dois comitês de atenção aos imigrantes, refugiados, apátridas, vítimas do tráfico (COMIRAT). “Nosso trabalho é qualificar esses comitês e fomentar a formação desses núcleos de forma regional. Cidades, onde tenham maior concentração desses migrantes, precisam ter este espaço organizado”, disse. Texto: Cristiane Franco