Deputada solicita implantação de 
cursos na área de capacitação da saúde


Representando a Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas na Área da Saúde do RS, a deputada Liziane Bayer e o deputado Ronaldo Santini se reuniram, na sexta-feira (17), com o secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Miki Breier (PSB), para tratar da possibilidade da Pasta viabilizar cursos de capacitação na área hospitalar. A demanda foi reforçada pelo superintendente das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do RS, Jairo Tessari, e o presidente da Federação dos Trabalhadores em Saúde do RS, Milton Kempfer.

Conforme os deputados, o apoio do Estado é fundamental por meio das políticas públicas na área do trabalho e de qualificação profissional. A deputada Liziane também destacou a importância da atualização dos profissionais dentro da medicina e enfermagem. "As necessidades vão mudando e o profissional da área precisa se adequar à realidade", afirmou.


Tessari ressaltou que no Estado são 240 instituições filantrópicas e cerca de 60 mil trabalhadores. "Podemos dizer que aproximadamente mil pessoas precisam de qualificação técnica". Conforme Kempfer, ainda, a falta de qualificação ocorre em diversos setores no âmbito hospitalar. "Precisamos de profissionais especializado desde a limpeza até os técnicos. Somos contra as terceirizações e defendemos um plano de carreira para esses profissionais", destacou.

Miki explicou os três eixos de atuação da pasta, por meio do trabalho, da assistência social e da segurança alimentar, reforçando o papel do Estado nas políticas públicas de geração de emprego e renda e qualificação dos trabalhadores. "É importante que vocês tragam essa necessidade que estão surgindo porque nós, através do Departamento do Trabalho e da FGTAS, podemos pautar o Ministério do Trabalho com essa demanda. A intermediação do Pronatec é feita através da STDS e acreditamos que os cursos sejam retomados já em junho aqui no Estado", disse ele. Texto e Foto: Anelise Céceres/STDS